Instituto João Calvino

Nosso propósito

"O que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fiéis e também idôneos para instruir a outros."

Desde a época apostólica as igrejas de Cristo reconhecem a profunda importância de preparar homens idôneos para serem ministros da Palavra e dos Sacramentos. Como o apóstolo Paulo instruiu Timóteo em (2ª Timóteo 2:2). As Igrejas Reformadas do Brasil decidiram implementar este projeto de educação teológica para preparar pregadores do Evangelho com uma educação teológica rigorosa e confessional, para formação dos pastores das IRB e demais alunos de outras denominações, em obediência à ordenança do Nosso Senhor Jesus Cristo através do apóstolo Paulo. Também em cumprimento do Artigo 15 do Regimento das Igrejas Reformadas do Brasil: “As Igrejas devem incentivar o estudo de teologia aos irmãos que demonstrem dons para o ministério da palavra.”

Nossa História

Ad-Hoc, um início fiel e modesto

Desde os 1980’s, antes da confederação das igrejas reformadas, foi reconhecido a grande importância de um treinamento teológico para os futuros pastores, presbíteros, e diáconos. Homens foram treinados pessoalmente pelos missionários e também em seminários presbiterianos. 

Em 2001, as récem-confederadas igrejas começaram um programa de formação teológico “ad-hoc,” esse programa foi desenvolvido (2001-2006) pelo Rev. Kenneth Wieske, com a assistência do Rev. DeGraaf e Rev. Venema que formou vários homens que atualmente servem como pastores fiéis nas IRB.

 

Nasce o seminário

Em 2007, o Instituto João Calvino foi fundado em Recife. O objetivo do seminário era treinar e equipar homens para servir como oficiais nas igrejas reformadas, como também servir as necessidades de outras igrejas na instrução da doutrina e prática reformada. O tema da educação teológica foi discutido extensivamente por vários anos em vários concílios antes das decisões substanciais tomadas nos concílios de 2008-2010.

Em 2011, o programa formal de educação teológica começou no IJC com o financiamento de recursos tanto da Junta de Missões Canadense como das Igrejas Reformadas do Brasil. A primeira turma de seminaristas começou em 2011, e se formou em 2016. O corpo docente consistiu nos missionários Kenneth Wieske, Julius VanSpronsen, e Abram deGraaf, bem como muitos outros professores do Canadá, Holanda, e Brasil que ensinaram cursos intensivos.

O que confessamos?

Creiamos firmemente que a Palavra de Deus é a luz suficiente para o nosso caminho e é “útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja maduro e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2 Tim 3:17)

Catecismo
de Heidelberg
1559-1576 (Gaspar Olevianus e Zacarias Ursinus)
Cânones
de Dort
1618-1619 (Sínodo de Dort)
Confissão
Belga
1561 (Guido de Brès)

Todo professor que ensina no Instituto João Calvino subscreve de uma forma estrita e completa às Três Formas de Unidade (Confissão Belga, Catecismo de Heidelberg, e os Cânones de Dort).

Todo aluno que estuda no Instituto João Calvino deve subscrever de uma forma estrita e completa às Três Formas de Unidade (Confissão Belga, Catecismo de Heidelberg, e os Cânones de Dort).

Diretoria

Jim Witteveen

Missionário de Aldergrove Canadian Reformed Church

B.A., University College of the Fraser Valley, 2001

M.Div., Canadian Reformed Theological Seminary, 2007

Serviu anteriormente como missionário da Igreja Reformada de Smithers em B.C., Canadá nos anos 2007-2016

Jonathan Chase

Missionário de Aldergrove Canadian Reformed Church

B.A., Western Washington University, 2012

M.Div., Canadian Reformed Theological Seminary, 2016

Serviu anteriormente como pastor da Igreja Reformada de Elora em Ontario, Canadá nos anos 2016-2020.