Instituto João Calvino

Disciplinas Bacharel em Divindade

Apologética I
Uma introdução à apologética reformada, incluindo um estudo da história da apologética Cristã.

Apologética II
Uma introdução à Lógica: a importância da lógica para a apologética, os termos e conceitos usados na lógica, como estruturar um argumento válido, e como identificar um argumento falacioso.

Apologética III
Um estudo e uma avaliação crítica do método transcendental, pressuposicional de fazer apologética.

Apologética IV
O aluno, supervisionado por um professor, irá desenvolver um trabalho sobre um aspecto de apologética que é relevante e atual para a situação e contexto da Igreja brasileira. O aluno entregará um trabalho de 3000 palavras, junto com um panfleto apologético de 750 palavras que é baseado no conteúdo e conclusões do trabalho feito.

Canônica NT 
Estudo sobre a origem e caráter específico dos livros do Novo Testamento. Haverá uma discussão sobre o autor, a data, o conteúdo, e a estrutura. Também será abordado a questão do lugar e propósito do livro no cânon.

Canônica do AT
Estudo sobre a origem e caráter específico dos livros do Novo Testamento. Haverá uma discussão sobre o autor, a data, o conteúdo, e a estrutura. Também será abordado a questão do lugar e propósito do livro no cânon.

Catequese I
Uma introdução aos princípios, história, e a prática de catequese, com ênfase sobre como montar um currículo para catequese. Os princípios pedagógicos relacionados com catequese serão estudados.

Catequese II
O aluno deve ensinar uma aula de catequese durante um ano. Ele será avaliado por escrito pelos oficiais da Igreja onde ele está ensinando.

Os alunos memorizam todos os Dias do Senhor do Catecismo de Heidelberg (1o Ano), bem como a estrutura geral e o conteúdo da Confissão Belga (2o Ano) e dos Cânones de Dort (3o Ano).

É o estudo dos ofícios da Igreja – ministro da Palavra, presbítero e diácono. Os oficiais são essenciais para a estrutura, saúde e bem-estar da igreja, e uma sólida compreensão da natureza e propósito desses ofícios é essencial para todos os pastores. Em nosso estudo de Diaconologia, estudamos o ofício de todos os crentes, o conceito de “ofício” em geral (em todas as esferas da vida), a relação entre os ofícios e a natureza e o propósito dos ofícios específicos. Também fazemos um estudo mais aprofundado de cada um dos ofícios, com foco especial nos deveres e responsabilidades do ministro da Palavra.

Evangelização I
Um estudo sobre o trabalho evangelístico da Igreja, as várias maneiras que este trabalho tem sido abordado historicamente e atualmente, e princípios bíblicos sobre como o trabalho de evangelização deve ser organizado e desenvolvido.

Evangelização II

Estudo sobre os princípios e práticas da evangelização. O curso consiste em leitura e discussão semanal sobre o livro Evangelização por J. Mack Stiles. No final, os alunos irão desenvolver um plano para um curso de evangelização que poderia ser ensinada no contexto da igreja local. O aluno aprenderá como praticar o evangelismo pessoalmente, e como promover uma cultura de evangelismo na igreja local.

Exegese do AT I
Alguns textos do Pentateuco serão estudados. O aluno aprenderá como aplicar o conhecimento de manuscritologia e Hebraico para estabelecer o texto, usando o aparato crítico da Bíblia Hebraica Stuttgartensia, para fazer uma tradução própria e uma comparação entre a sua tradução, o texto original, e outras traduções antigas e modernas em várias línguas, e para assim chegar a uma conclusão sobre o significado e a mensagem da perícope.

Exegese do AT II
Alguns textos selecionados dos profetas maiores serão estudados.

Exegese do AT III
Alguns textos selecionados dos profetas menores e dos livros poéticos serão estudados.

Exegese do AT IV

Neste curso, o professor e os alunos irão, na primeira semana, selecionar um livro ou uma parte de um livro no AT, dividindo a seleção em 5 seções. Ainda na primeira semana, eles irão estudar as questões introdutórias sobre o livro selecionado. Nas próximas 5 semanas (15 horas de aula por semana), eles farão exegese das 5 perícopes selecionadas. O professor guiará os alunos pelo processo de escolher o perícope e o texto para pregação; estabelecer o texto original; traduzir o texto escolhido; e descobrir o significado e mensagem do texto. Cada semana, a exegese feita será usada para estabelecer uma proposta de tema e pontos que poderiam ser usados para uma pregação sobre o perícope.

Exegese AT V
Este curso é somente para estagiários. O estagiário escolherá 4 perícopes no AT (1 do Pentateuco, 1 dos profetas maiores, 1 dos profetas menores, e 1 dos livros poéticos). Ele entregará um trabalho escrito de 3000 palavras sobre cada perícope. Junto com o trabalho exegético ele apresentará uma pregação escrita, baseada na mesma perícope.

Exegese do NT I
Alguns textos dos Evangelhos serão estudados. O aluno aprenderá como aplicar o conhecimento de manuscritologia e Hebraico para estabelecer o texto, usando o aparato crítico do Novo Testamento em grego, para fazer uma tradução própria e uma comparação entre a sua tradução, o texto original, e outras traduções antigas e modernas em várias línguas, e para assim chegar a uma conclusão sobre o significado e a mensagem da perícope.

Exegese do NT II
Alguns textos selecionados de Atos serão estudados.

Exegese do NT III
Alguns textos selecionados dos profetas menores e dos livros poéticos serão estudados.

Exegese do NT IV
Neste curso, o professor e os alunos irão, na primeira semana, selecionar um livro ou uma parte de um livro no NT (normalmente Hebreus ou Apocalipse), dividindo a seleção em 5 seções. Ainda na primeira semana, eles irão estudar as questões introdutórias sobre o livro selecionado. Nas próximas 5 semanas (15 horas de aula por semana), eles farão exegese das 5 perícopes selecionadas. O professor guiará os alunos pelo processo de escolher o perícope e o texto para pregação; estabelecer o texto original; traduzir o texto escolhido; e descobrir o significado e mensagem do texto. Cada semana, a exegese feita será usada para estabelecer uma proposta de tema e pontos que poderiam ser usados para uma pregação sobre o perícope.

Exegese NT V
Este curso é somente para estagiários. O estagiário escolherá 4 perícopes no NT (1 dos evangelhos ou Atos, 1 das cartas gerais, 1 das cartas pastorais, e 1 de Apocalipse). Ele entregará um trabalho escrito de 3000 palavras sobre cada perícope. Junto com o trabalho exegético ele apresentará uma pregação escrita, baseada na mesma perícope.

Ética I
Introdução ao estudo da ética, e uma exposição detalhada dos 10 mandamentos.

Ética II

Este curso é composto de 3 oficinas intensivas (cada uma de 5 horas). Cada oficina tratará uma questão ética relevante e atual para o contexto das Igrejas no Brasil. O aluno entregará um resumo de 1000 palavras dentro de 2 semanas depois do encerramento de cada oficina.

Uma introdução à filosofia, a história da filosofia, e o relacionamento entre filosofia e teologia.

A disciplina de grego do Novo Testamento é ensinada durante os quatro anos do curso de bacharel em teologia oferecido pelo Instituto João Calvino. No primeiro ano, o aluno aprende os aspectos morfológicos da gramática grega do Novo Testamento, adquire um vocabulário básico e funcional para o entendimento correto da língua grega, e começa a traduzir textos do Novo Testamento. Nos outros três anos, o aluno renova seus conhecimentos morfológicos da língua grega por meio do estudo de outras gramáticas morfológicas, adquire conhecimentos sintáticos e semânticos da língua grega com o auxílio de gramáticas sintáticas, aprende noções básicas de crítica textual, podendo avaliar as variantes textuais dos aparatos críticos, aperfeiçoa suas habilidades nas análises léxico-sintáticas, amplia seu vocabulário grego, e passa a ler textos do Novo Testamento em grego na sala de aula sem a ajuda de dicionários e gramáticas.

O aluno ingressa sendo apresentado a uma gramática de forma e conduzido a entender a estrutura básica da língua. Nos anos seguintes, ele avança para a aplicação desses princípios nos cursos de hebraico II e III, um curso de leitura e tradução rápidas nas várias divisões da literatura hebraica (Lei, históricos, poética/sabedoria, profética). Ele encerra nos estudos com uma abordagem introdutória à análise do discurso (hebraico IV). Por esse meio o aluno é treinado a usar o texto hebraico, dando a devida importância a pontos gramaticais e de sintaxe que ajudam na compreensão do texto, de modo que ele possa, com mais propriedade, aproximar-se da exegese.

Hermenêutica I
Introdução à Hermenêutica. Texto usado: Louis Berkhof, Princípios de Interpretação Bíblica.

Hermenêutica II
Estudos avançados na hermenêutica, usando o livro do Dr. Paulo Anglada.

Hermenêutica III
Estudos avançados na hermenêutica, usando o livro do Dr. Paulo Anglada.

O Curso de História da Igreja oferecido pelo Instituto João Calvino (IJC), tem por objetivo compreender os caminhos e as experiencias que os cristãos passaram ao longo desses dois mil anos de história eclesiástica.
O estudante do IJC, ao final do Curso de Teologia, terá visto as cinco fases nas quais se divide o estudo sobre a História da Igreja. Cada fase contem 10 aulas, e nelas os alunos estudarão os principais fatos relacionados com a Igreja do Senhor. Além disso, eles também tem uma visão contextualizada de cada período, podendo assim, observar e avaliar como os cristãos se comportaram diante dos desafios e experiências que eles tiveram que enfrentar, analisado assim, os erros e acertos e que impactos tudo isso teve dentro e fora da Igreja.

São essas fases em que se divide o Curso de História da Igreja:

• Igreja Primitiva: século I d.C. ao século V d.C.
• Idade Média 1: século V d.C. ao século X d.C.
• Idade Média 2: século XI d.C. ao século XV d.C.
• Idade moderna: século XVI d.C. ao século XVIII d.C.
• Idade contemporânea: século XIX d.C. aos dias atuais.

Homilética I
Introdução à Homilética, usando o livro de Dr. Paulo Anglada, Introdução à Pregação Reformada”, capítulos 1-5

Homilética II 
Estudo dos capítulos 6-8 do livro de Dr. Paulo Anglada, Introdução à Pregação Reformada. Neste curso haverá exercícios práticos para demonstrar vários aspectos da homilética e oratória.

Homilética III

2 sermões

Homilética IV

4 sermões

Homilética V

6 sermões

Homilética VI
O aluno, durante seu estágio, preparará 3 pregações por mês no primeiro semestre, e 6 pregações por mês no segundo semestre. Ele entregará uma cópia escrita que será avaliada pelo professor antes que seja pregada num culto público. Os presbíteros da igreja onde o aluno está estagiando avaliarão a apresentação do sermão e entregarão a ficha de avaliação ao seminário mensalmente.

Inglês I, II, III

Como existem muitos mais recursos teológicos em Inglês de que em Português, é muito importante que um estudante de teologia obtenha uma habilidade competente de leitura de Inglês. Estes cursos introdutórios utilizam a flexibilidade da plataforma de DuoLingo para introduzir o estudante ao idioma ou para incentivar a aprendizagem contínua de forma independente.

Inglês IV

Este curso de Inglês avançado é para os seminaristas que já tem um bom domínio sobre o Inglês básico conversador, e querem desenvolver a habilidade de leitura e tradução de obras teológicas reformadas. O seminarista irá traduzir obras teológicas reformadas que estejam em domínio público e ainda não foram traduzidas para Português.

Liturgia I

Um estudo dos princípios, desenvolvimento histórico, e prática de culto da Igreja Cristã. Atenção especial é dado ao pano de fundo histórico das formas litúrgicas de Dort. O aluno terá um conhecimento da história da liturgia da Igreja Cristã, e será capaz de defender e promover a forma e os elementos da liturgia Reformada.

Leitura I, II, III, IV

Numa maneira prática, os alunos vão aprender e ganhar experiência em leitura teológica, análise de livros, e no uso do que lemos para ensinar. O aluno irá ler um livro de natureza teológica, escrever um breve resumo e resenha crítica, e apresentar a avaliação do livro em um seminário. O objetivo do curso é que os alunos desenvolvam os hábitos de leitura regular e pensamento crítico.

Manuscritologia AT I
Um estudo da transmissão do texto hebraico, a história e significância das versões, e a história e prática da crítica textual.

Manuscritologia NT I
Um estudo da transmissão do texto grego, a história e significância das versões, e a história e prática da crítica textual.

Missiologia I

Este curso é uma introdução ao estudo da missão mundial e aborda uma variedade de tópicos, tais como: fundamentos bíblicos e teologia de missões, história das missões, questões metodológicas e desafios atuais no trabalho missionário. Os alunos serão melhor orientados para a prática reformada de missões para poder liderar a igreja local a participar neste trabalho que Cristo deu para Sua Igreja.

Aguardando texto

Ordem Eclesiástico I
Uma introdução à política eclesiástica reformada, o seu caráter e lugar na divisão das disciplinas teológicas. A natureza e história do Regimento Eclesiástico são discutidos, e comparados com outras formas de governo eclesiástico. Alguns artigos da primeira seção do Regimento (“Os Ofícios”) são estudados detalhadamente.

Ordem Eclesiástico II
Um estudo detalhado de vários aspectos de alguns artigos selecionados da segunda parte do Regimento de Dort (“As assembléias eclesiásticas”).

Poimênica I
Um estudo dos princípios e prática do cuidado pastoral e diaconal de indivíduos e famílias na Igreja de Cristo.

Poimênica II
Um estudo dos princípios e prática do cuidado pastoral e diaconal de indivíduos e famílias na Igreja de Cristo.

Poimênica III

tratará dos problemas que são mais urgentes para o ministério pastoral: aconselhamento matrimonial, aconselhamento sobre vícios e abuso e muitas outras questões pastorais serão levantadas. Uma abordagem bíblica para aconselhar esses tipos de questões será apresentada em sala de aula.

Parte I: TEOLOGIA BÍBLICA DA FAMÍLIA
Este módulo abordará os relacionamentos de forma geral (Cônjuges; Pais e filhos; Interpessoais); Sexualidade; Pornografia etc.

Parte II: PROBLEMAS E PROCEDIMENTOS NO ACONSELHAMENTO BÍBLICO
Este módulo abordará os temas: O aconselhamento Bíblico e a Psicologia; Transtornos; Depressão; Ansiedade e outros temas como sofrimento, relacionamentos quebrados, anorexia e bulimia e outros problemas comuns que presbíteros e pastores enfrentarão no ministério.

Simbólica I

Simbólica é o estudo dos símbolos (credos e confissões) da Igreja. Este curso introdutório trata das questões fundamentais do estudo da simbólica: a natureza, caráter, origem, propósito e importância dos credos e confissões. O curso também introduz os três credos ecumênicos usados nas igrejas reformadas, ou seja, os credos Apostólico, Niceno, e Atanasiano. Pelo final do curso, os alunos serão capazes de defender e promover o uso de credos e confissões na igreja, e irão conhecer intimamente os tres credos ecumênicos.

Simbólica II

Simbólica é o estudo dos símbolos (credos e confissões) da Igreja. Este curso foca nas duas das Três Formas de Unidade: a Confissão Belga e o Catecismo de Heidelberg. Será dada atenção à sua história e conteúdo. Os alunos irão conhecer a história e conteúdo destas duas confissões usadas pelas igrejas reformadas em grande parte do mundo, e serão capazes de utilizá-las de forma prática no contexto da igreja local.

Simbólica III

A simbólica é o estudo dos símbolos (credos e confissões) da Igreja. Este curso foca na terceira confissão das Três Formas de Unidade: os Cânones de Dort. Será dada atenção à sua história e conteúdo. Os alunos serão capazes de explicar os debates teológicos que levaram à elaboração desta confissão reformada, e como estas questões são respondidas pelas igrejas em base da Palavra de Deus.

Simbólica IV

A simbólica é o estudo dos símbolos (credos e confissões) da Igreja. Este curso estuda as confissões das diversas tradições cristãs ocidentais depois da Grande Reforma, desde a Igreja Católica Romana até a Luterana, Inglesa, Presbiteriana, Congregacional, e Batista. O aluno desenvolverá um conhecimento introdutório destas confissões, e será capaz de comparar as confissões reformadas com estas tradições.

Estudamos os grandes tópicos da fé cristã – assuntos como Cristologia, Pneumatologia, Eclesiologia, Soteriologia, Antropologia e Escatologia. Começam do ponto de partida da Palavra de Deus e fazemos nosso estudo no contexto da Igreja. Isso significa que também fazemos uso do trabalho maravilhoso que nossos antepassados na fé, os grandes teólogos dos séculos anteriores, fizeram, e examinamos como essas doutrinas são confessadas pela Igreja nas Confissões Reformadas, especificamente as Três Formas de Unidade. O objetivo de nosso estudo de Teologia Sistemática é fortalecer a compreensão dos alunos sobre os grandes temas da Palavra de Deus, sempre com sua aplicação prática em mente. O estudo da Teologia Sistemática não se limita ao “teórico” ou “acadêmico,” mas é essencial para o desenvolvimento de ministros da Palavra que estão totalmente equipados para pregar e ensinar a partir da Palavra.

Em nosso estudo do Antigo Testamento, procuramos compreender e aplicar a revelação de Deus sob a Antiga Aliança de uma forma que enfatiza sua centralidade em Cristo, sua unidade com o Novo Testamento e sua bela diversidade. Nosso estudo de Teologia Bíblica examina a natureza progressiva da revelação de Deus, e em nossas aulas de hermenêutica avançada exploramos as profundezas dos vários gêneros do Antigo Testamento e aprendemos como aplicá-los em nossas vidas e nas vidas de nossas congregações. Em nossas aulas de Exegese do Antigo Testamento, os alunos preparam um estudo exegético detalhado sobre uma passagem específica da Escritura, começando com um estudo da passagem na língua original e concluindo com um plano de como pregar e ensinar o texto. Cada cadeira se baseia e interage com o material das outras, e nosso objetivo é preparar homens para o ministério que tenham um profundo conhecimento e amor pela revelação de Deus no Antigo Testamento, e a capacidade de usá-lo habilmente em seu futuro ministério.

Professores

Iraldo Luna

Professor do curso on-line de introdução ao Grego Bíblico

É formado em Letras Vernáculas pela UFPE com pesquisas voltadas para a área de linguística de texto. É bacharel em Divindade pelo Instituto João Calvino. É pastor na Igreja Reformada de Brasília, onde tem servido há quase 4 anos.

Jonathan Chase

Professor dos cursos de Liturgia, Simbólica, Missiologia, Evangelismo, Inglês, Leitura.

Missionário de Aldergrove Canadian Reformed Church

B.A., Western Washington University, 2012

M.Div., Canadian Reformed Theological Seminary, 2016

Serviu anteriormente como pastor da Igreja Reformada de Elora em Ontario, Canadá nos anos 2016-2020. 

Jim Witteveen

Professor dos cursos de Diaconologia, Hermenêutica, Ética, Exegese AT, Ordem Eclesiástico, Teologia Sistemática, Canônica AT, História da Revelação AT

Missionário de Aldergrove Canadian Reformed Church

B.A., Western Washington University, 2012

M.Div., Canadian Reformed Theological Seminary, 2016

Serviu anteriormente como pastor da Igreja Reformada de Elora em Ontario, Canadá nos anos 2016-2020. 

Gerson Arruda

Professor de Filosofia e Metodologia Científica.

Doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa, na especialidade de Filosofia da Linguagem. Também é professor de Filosofia na UNICAP e SPN. Gerson, sua esposa e seus dois filhos são membros da Igreja Reformada do Ipsep, em Recife – PE.

Laylton Coelho

Professor de Grego Bíblico.

É Bacharel em Direito pela UEPB, e Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Evangélico Congregacional de Campina Grande-PB (STEC). Serviu inicialmente como ministro da Palavra na Igreja Batista durante cinco anos na Paraíba. Foi pastor na Igreja Reformada do Brasil em Esperança-PB, e atualmente é ministro da Palavra na Igreja Reformada do Brasil no IPSEP (Recife-PE). Casado com Deusilene e é pai de três filhos: Jennifer, Saulo e Abigail.

Abram de Graaf

Professor dos cursos Manuscritologia NT, Cânonica NT, Exegese NT, Ordem Eclesiástico, História da Revelação NT.

Estudou na Universidade de Teologia em Kampen (TUK), se especializou na Politica Ecclesiastica. Terminou como Doutorandos (Drs). Foi Ministro da Palavra nas igrejas reformadas em Blokzijl e Marknesse (1989-1998)
Estudou Missiologia no Instituto “Hendrik Kraemer”. Missionário da Igreja Reformada Canadense “Cornerstone” em Hamilton desde 1999. Plantou uma igreja reformada em Maceió (2000-2012); Foi professor do Novo Testamento das Igrejas Reformadas do Brasil de 2003 até 2010; Depois no Instituto João Calvino de 2010 até 2015; e de 2018 até 2023; Autor do livro “Senhor, Ensino nos a orar” e editor de vários outros publicados em língua portuguesa. 

Lúcio Manoel

Professor de Hebraico Bíblico.

É Ministro da Palavra e dos Sacramentos da Igreja Reformada do Grande Recife-PE, servindo como missionário na plantação de uma igreja reformada na cidade de Caruaru-PE. É formado Bacharel em Divindade pelo Instituto João Calvino (Seminário das Igrejas Reformadas do Brasil), localizado em Camaragibe-PE, casado com Vanda Baldi e pai de cinco filhos.

Doug Leaman

Professor de Poimênica.

É um ministro idôneo do “Great Western Presbytery da Bible Presbyterian Church General Synod”. Ele trabalha como missionário no Brasil pela Presbyterian Missionary Union. É Bacharel em Artes (B.A.), The Master’s University, Los Angeles, CA, EUA, 1995. Mestre em Divindade (M. Div.), Western Reformed Seminary, Tacoma, WA, EUA, 2010, Mestre em Artes em Aconselhamento Bíblico (M. A. B. C.), The Master’s University, Los Angeles, CA, EUA, 2009. É Doutor em Ministério, Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper/Reformed. Pr. Douglas e Professor de Aconselhamento Bíblico e é pastor visitante do IPB Aldeia perto do Recife e também é Presidente do Projeto Soli Deo Gloria em Aldeia, PE. Instrutor, FITRef, Aconselhamento Bíblico e Espiritualidade Bíblica, Instrutor, Teologia Pastoral, Seminário Presbiteriano do Norte, Recife, PE, Brasil. Douglas é casado com Leah e juntos têm sete filhos.

Elton Silva

Professor de Hebraico Bíblico.

Elton Silva é Bacharel em Divindade, formado no Instituto João Calvino (IJC), onde ensina Hebraico Biblico. Ele serve atualmente Igreja Reformada de Esperança-PB.

Paulo Brasil

Professor de Manuscritologia AT.

Doutorando em Antigo Testamento – GPTS (EUA)

Mestrado em Linguística – UFPI

Mestrado em Antigo Testamento – CPAJ

Graduação em Teologia – SPN

Luiz Fernando

Professor de História.

Aguardando currículo

Alexandrino Moura

Professor das Institutas João Calvino.

Aguardando currículo